PRODERJ

Realização proderj e pge-rj

Evento realizado no dia 25 de junho de 2019 das 9h às 13h30

Local: Auditório da Procuradoria Geral do Estado - PGE-RJ

Endereço: Rua do Carmo n° 27, Centro - 14° andar

Sobre o Evento

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro - PRODERJ promoveu, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro - PGE-RJ e com o apoio da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança, o I° Fórum de Segurança da Informação com o tema: Os desafios da Lei Geral de Proteção de Dados.

O encontro teve como objetivo permitir um amplo conhecimento sobre a nova legislação referente ao uso das informações pela administração pública. A Lei n°13.709, sancionada em agosto de 2018, e que entrará em vigor em agosto de 2020, regula como as empresas devem tratar os dados pessoais dos cidadãos.

Programação

9h:

Credenciamento e Café de Boas-vindas

10h:

Abertura

Marco Vieira - Presidente do PRODERJ
Flavio Lauria - Procurador do Estado - Secretário-Geral de Gestão e Planejamento Institucional da PGE-RJ
José Luís Zamith - Secretário de Estado da Casa Civil e Governança

10h20:

LGPD: Entendendo a Lei

Walter Capanema

10h50:

LGPD: Alerta ao Poder Público

Valdinéia Balthazar

11h20:

LGPD: Passo a Passo para Implementação

Fernando Nery

11h50:

Café de Integração

12h20:

Abordagem Institucional da Segurança da Informação

William de Souza

13h:

Painel de Discussão

Fernando Nery - Módulo
Mari Freitas - Trend Micro
Carlos Viana - PRODERJ
William de Souza - PRODERJ

13h30:

Encerramento do Evento

Palestrantes

Walter Capanema
Walter Capanema

LGPD: Entendendo a Lei

Palestra 01

Diretor de Inovação e ensino da Smart3. Advogado e Professor. Coordenador do Curso de Extensão de Direito Digital da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.

Valdinéia Balthazar
Valdinéia Balthazar

LGPD: Alerta ao Poder Público

Palestra 02

Consultora jurídica, gerente de TI e projetos em TI, PMOs, startups e novos negócios. Mais de 20 anos de carreira desenvolvida em empresas como Lubrizol, Embratel, Petrobrás e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Fernando Nery
Fernando Nery

LGPD: Passo a Passo para Implementação

Palestra 03

Sócio-fundador da Módulo S/A. Foi membro de conselhos e comitês como do Comitê Gestor da Internet do Brasil. Desde 1990 coordena equipes em alguns dos principais projetos de implementação de Governança, Riscos, Compliance e Segurança Cibernética que são destaques no mundo, entre eles as Eleições Eletrônicas Brasileiras, o Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB, a Nota Fiscal Eletrônica, o Imposto de Renda via Internet, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas 2016, além de projetos de grande porte principalmente nas áreas financeira e governo.

William de Souza
William de Souza

Abordagem Institucional da Segurança da Informação

Palestra 04

PhD in Information Security, pela Royal Holloway, University of London e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ. Foi chefe da Divisão de Criptologia e Avaliação de Segurança em Sistemas do Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha do Brasil. Foi gerente do módulo de segurança do projeto do Rádio Definido por Software de Defesa e Coordenador-Geral do Laboratório de Técnicas Criptográficas Assimétricas da RENASIC. Atualmente, atua como assessor especial da presidência do PRODERJ.